Buscar no

Tendência em RH: vantagens do marketing de recrutamento

Iniciativa visa aumentar as chances de atração de talentos com o perfil desejado e nutri-los de forma efetiva, incentivando o engajamento com a empresa

Recrutar pessoas e atrair o perfil ideal para cada vaga é uma tarefa que demanda planejamento e paciência. Por esse motivo, é necessário adotar medidas estratégicas e centradas no candidato, o marketing de recrutamento, por exemplo, é uma ferramenta que vem ganhando muito espaço por conta da sua estratégia que tem o poder de alcançar aqueles candidatos que são mais compatíveis com as necessidades e os valores da empresa. Diante deste cenário, Denise Asnis, co-fundadora da Taqe, plataforma especializada em recrutamento inclusivo e seleção digital, listou 6 vantagens do uso do marketing de recrutamento para atrair novos talentos. Confira a seguir:

1) Maior engajamento dos candidatos:

Com uma boa filtragem, você terá os candidatos certos durante o processo seletivo. Assim, será possível até notar que eles se tornam muito mais engajados e esforçados para conquistar a vaga. Afinal, uma das premissas do marketing de recrutamento é alcançar os melhores talentos.

2) Investimento estratégico:

As técnicas de atração do marketing de recrutamento ajudam a empresa a economizar tempo e reduzir o custo de contratação, já que os candidatos são mais alinhados com a cultura interna e o cargo. Os investimentos são direcionados para ações estratégicas com excelente potencial de retorno para a empresa.

3) Buscas e filtros estratégicos:

As buscas e filtros usados para encontrar os candidatos compatíveis com as necessidades da empresa são mais efetivos com o marketing de recrutamento. Isso diminui o tempo de contratação e otimiza o trabalho do time de recrutamento e seleção.

4) Otimiza o tempo do processo seletivo:

A estratégia ajuda a otimizar o tempo dos profissionais de RH, já que facilita a triagem e a segmentação dos candidatos, destacando aqueles que possuem um maior fit cultural com a vaga e a empresa. Essa é uma forma de também otimizar o tempo dos candidatos, já que eles chegam com mais direcionamento e preparo para a vaga em questão.

5) Equipes mais qualificadas e produtivas:

Usar o marketing de recrutamento ajuda a tornar seu processo mais eficiente e benéfico para toda a empresa. O resultado será um time cheio de colaboradores talentosos com alta produtividade. Além disso, a organização ainda apresenta avanços significativos e o turnover reduzido.

6) Reduz o turnover:

Esse tipo de recrutamento ajuda as empresas a atraírem os melhores profissionais para as vagas em aberto, o que aumenta as chances de acertar na contratação. Além disso, com a estratégia é possível reduzir a taxa de turnover, já que os potenciais colaboradores já conhecem a marca empregadora antes de sua candidatura.

Para a sócia fundadora da Taqe, Denise Asnis, inovar e buscar oportunidades de melhoria é sempre uma vantagem para as empresas “O marketing de recrutamento aparece apenas como mais uma tendência de sucesso para os resultados do departamento de recursos humanos e das empresas como um todo. Existe uma grande oportunidade aí, pois essa é uma prática que ainda não está consolidada no Brasil. Então as empresas que se antecipam e implementam essa técnica têm uma vantagem competitiva em relação aos seus competidores”, finaliza Denise.