Buscar no

Projeto-piloto pretende reduzir a quantidade de perícias canceladas por não comparecimento

Serviço vai começar pela unidade da Central 135 em Caruaru

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, e o presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg, inauguraram um projeto-piloto que pretende reduzir a quantidade de perícias médicas canceladas pelo não comparecimento dos segurados na data agendada. A unidade escolhida foi a Central 135 de Caruaru, em Pernambuco.

E como vai funcionar? Os operadores da central farão contato ativo junto aos beneficiários, para confirmar a presença no dia do atendimento ou já remarcar a data da perícia (no caso de impossibilidade).

Se for bem-sucedida, a medida será ampliada e poderá ajudar a diminuir a fila de espera por perícia médica em todo o país. O ganho potencial estimado é de até 20% sobre o total de atendimentos agendados.

Estiveram no evento o secretário-executivo do MPS, Wolney Queiroz, a deputada estadual Rosa Amorim, o superintendente do Nordeste, Rogério Souza, e o coordenador-geral de gerenciamento da Perícia Médica Federal, Darlan Wener.

Atendimento surpresa

Durante a visita à Central 135, Glauco realizou um atendimento surpresa a Érica Maciel, que representava a irmã Renata ao telefone.

“Eu estava em dúvida sobre a substituição da perícia presencial pela análise documental e me senti muito segura com a orientação do presidente. Foi um privilégio ter as explicações tão detalhadas e o melhor ainda foi saber que a análise documental representa ganho de tempo na conclusão do pedido de benefício”, disse.

Glauco viu a operação do call center que recebe uma média de 45 mil ligações/dia. No mês de maio foram 1.185.328 chamadas.

Mutirão começa no final de semana

A Agência da Previdência Social do INSS em Caruaru (PE) estará aberta neste final de semana (3 e 4) para receber segurados que precisam de avaliação social e perícia médica. O presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg, vai participar do início do mutirão de atendimento com o superintendente regional do INSS no Nordeste, Rogério Souza.

Serão realizadas 322 avaliações, inclusive à distância. Vão participar 24 assistentes sociais dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia, Alagoas, Piauí, e Minas Gerais e peritos médicos federais. A iniciativa do Instituto com a parceria do Ministério da Previdência Social visa diminuir o tempo de espera para esse tipo de serviço, imprescindível para análise do requerimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Estamos trabalhando muito para diminuirmos a fila da análise. Esse mutirão é mais uma das ações que vão ocorrer também em outras cidades do país. Estivemos na Central 135 e, neste sábado acompanharemos o mutirão. Agradeço aos servidores e a todos envolvidos”, afirmou Glauco.